sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Van Gogh Museum

Contrariando as expectativas, o Museu do Van Gogh foi a principal razão da minha ida para Amsterdam.

O Museu conta a história deste artista holandês que possuía um estilo diferente em suas pinturas, utilizando cores vivas e pinceladas expressivas nas mesmas. Nascido na Holanda em 1853, Van Gogh realizou suas primeiras pinturas em 1880, quando decidiu entrar para o mundo das artes. Viveu em Paris e em cidades no sul da França, onde por algumas vezes foi internado em clínicas psiquiátricas para tratar das recorrentes alucinações que tinha. Em um de seus ataques, Van Gogh chegou a ameaçar o seu amigo, Paul Gaughin, em um famigerado episódio que gerou o corte em sua orelha.  Com suas crises recursivas, Van Gogh tirou a própria vida em 1890, morrendo ao lado de seu irmão e amigo, Theo.

Um deleite para os apreciadores de artes, o Museu possui quatro andares, onde é possível admirar a coleção permanente com mais de 200 obras do pintor, destacando-se entre elas o quadro “Girassóis”, datado de 1889.

Mas nem só de Vang Gogh é feito o Museu! Uma visita a ele permite que você também tenha acesso a obras de outros artistas Impressionistas do século XIX. Artistas que inspiraram Van Gogh ou foram inspirados por ele, como: Monet, Manet e seu amigo pessoal, Paul Gaughin.

O espaço do Museu conta também com lojinha e café que funcionam até mais tarde às sexta-feiras.


Veja os horários de funcionamento aqui e programe-se para uma encantadora visita a uma dos museus mais famosos do mundo!

Girassóis, 1889 

Nenhum comentário:

Postar um comentário