quinta-feira, 27 de junho de 2013

Fila pra quê?

Esta semana li um texto que falava sobre a pressa dos brasileiros em levantar do lugar quando o avião estaciona e fiquei pensando: “por que isto? Qual o motivo de tanta pressa?”.

Me pergunto, ainda, o que leva os viajantes a levantarem da cadeira quando ouvem a funcionária da cia aérea dizer “O embarque do vôo XXX se dará por ordem prioritária dentro de aproximadamente 15 minutos”.  Aquele cartãozinho de embarque com número de assento não significa nada para estas pessoas que correm pra fazer fila?

A explicação que consegui encontrar foi a tal ansiedade. Ansiedade de chegar em casa depois de uma viagem à trabalho, ou então ansiedade para ver a esposa após 15 dias fora da cidade, ou quem sabe até ansiedade para ir ao banheiro! Mas pensando bem, pode ser  também que estas pessoas ficaram o dia todo sentados, esperando uma desculpa para ficarem de pé.


Entretanto, a resposta que mais me agrada é: o brasileiro adora uma fila. Já notaram que fazemos fila para tudo? Fila pra pegar ingresso no estádio? “Opa, tô dentro!”. Fila para pagar conta? “Yes!!”. É claro que não posso generalizar... 

É apenas uma visão de quem já viajou muito e viu muito estrangeiro esperar sentado a chamada para o embarque no avião, e desembarque também.