sexta-feira, 19 de setembro de 2014

O que é o Songkran?

A palavra Songkran, derivada do sânscrito, significa "passar" ou "se mover". Neste contexto, o Grande Festival de Songkran indica a nova era do ano novo tailandês. 

A comemoração do ano novo na Tailândia era realizada conforme calendário lunar. Entretanto, hoje em dia a data se tornou fixa, acontecendo sempre entre os dias 13 e 15 de abril.

Originalmente, trata-se de um evento religioso, quando estátuas de Buda e templos são cuidadosamente lavados com água perfumada. 

Por isto, sua principal expressão é a água, que representa limpeza e purificação para o alcance de um novo começo. Assim, também é conhecido como "Festival da Água", onde as pessoas vão às ruas e jogam (muita!) água em si mesmas e nos outros com armas de brinquedo! Resultado: muita festa!! Mas com os 30-40 graus que fazem na Tailândia nesta época do ano, te garanto que você não se importará em passar dias com a roupa encharcada!

A dica é guardar seus documentos e sua máquina fotográfica em uma sacola plástica dentro de uma bolsa e entregar-se às comemorações. Afinal, você não conseguirá fugir de momentos como este da foto:





Outra demonstração muito comum neste período é o ato de passar uma espécie de argila no rosto em reverência à beleza. Nesta foto, eu e minha amiga "argiladas":


Sem dúvida alguma uma experiência única. Portanto, se você pretende viajar para a Tailândia, escolha o mês de abril! Te garanto que você não irá se arrepender!