sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Cursos de línguas no exterior - vale a pena?

Falar italiano, francês, alemão, mandarim, japonês, espanhol ou russo é diferencial. Falar inglês é pré-requisito. 

As pessoas estão cada dia mais tomando consciência disto e, consequentemente, a procura por cursos de línguas no exterior tem aumentado gradualmente a cada ano. Aquela ideia de que intercâmbio é só para adolescentes mudou e com esta mudança veio o surgimento de uma nova demanda: a de jovens adultos e adultos maduros.

Mas quem são estes “jovens adultos” e “adultos maduros”?

Os primeiros são os recém-graduados que, em busca de inserção no mercado, notam a necessidade de demonstrarem competência, responsabilidade e flexibilidade.

Já os segundos, são os profissionais que, para não perderem seu valor no mercado, buscam novos conhecimentos e aprimoramento dos antigos.

Para ambos, fazer intercâmbio significa crescimento pessoal: é sair da zona de conforto e arriscar-se para agregar valor ao currículo e obter maior conhecimento cultural. É uma chance de demonstrar versatilidade, interesse global e instrução.

Os cursos oferecidos são diversos e a escolha do curso ideal é feita levando-se em consideração pré-requisitos de nível de inglês, idade e experiência na área de atuação. Os tipos apresentados pelo STB, por exemplo, são:

- Idioma Geral
- Idioma com atividades
- Idioma com trabalho
- Preparatórios para exames
- Cursos para profissionais

Quanto ao período, não importa se o interessado tenha 2 ou 48 semanas disponíveis para a viagem. O que importa é que ele saiba usar este tempo sabiamente, aproveitando ao máximo o que esta experiência pode lhe proporcionar.

É preciso estar ciente de que o aprendizado vai além da sala de aula quando se faz um intercâmbio. Ele está nas revistas folheadas na banca de jornal local, no programa de televisão assistido, no cinema que se vai com os colegas, no pedido que se faz no restaurante, nas conversas que se ouve no metrô e em muitos outros lugares!

Fazer intercâmbio é mais do que o aprendizado de uma língua, é desenvolvimento e sabedoria, convivência e consciência de si mesmo.