terça-feira, 20 de novembro de 2012

Cuba


Quem aí já ouviu falar no Intrepid Travel? Pois foram eles, com a intermediação do STB, que me levaram pra Cuba.

Com um mix de curiosidade e expectativas embarquei para Havana num vôo da Copa Airlines. Vôo simples, rápido e com tempo de conexão suficiente para eu sair do aeroporto e “dar um pulinho” no Canal do Panamá.

Mas foi chegando em Havana que senti que minha viagem tinha começado de verdade. Logo no aeroporto já peguei um taxi local (preço da corrida combinado, claro) e segui pro Hostel Colina. Já no caminho o taxista e seu colega (sim, ele estava dando carona pra um colega) já foram me contando um pouco sobre o país.

Cheguei no hotel e... huuuuum... ok. Bem simples, mas pelo menos a cama era confortável! 

O famoso “Hop-On Hop-Off Bus” que existe em tantas capitais do mundo também existem lá. Mas o preço nem se compara com os de outros lugares que já visitei: U$ 5,00 o ticket pelo dia inteiro. Foi uma ótima opção, já que eu ainda não tinha encontrado com o grupo do Intrepid.

O tour começou naquela mesma noite, quando encontramos todos no lobby do hotel “oficial”, o Victoria Hotel. Este, sim, era ótimo!

O mix de nacionalidade dos viajantes me fez matar saudade de falar em inglês: uma brasileira (eu!), duas inglesas, três australianos, cinco neo-zelandeses e duas canadenses. O guia era cubano e seu papel era o de organizar a nossa viagem e nos dar todas as informações culturais, políticas, sócio-econômicas e turísticas das cidades pelas quais passamos. 

Este foi o nosso roteiro:




Todo o trajeto foi realizado em uma mini-van com ar condicionado, dirigida por um motorista também especializado. O calor em Maio era impressionante, apesar da chuva que nos pegou de surpresa um dia ou outro.

Em Viñales, um vilarejo com uma população de mais ou menos 30.000 habitantes, encontramos um Patrimônio Mundial da UNESCO: o Vale de Viñales. O visual é maravilhoso! 

Foi lá também que visitamos fazendas de tabaco e tivemos a experiência de nos hospedarmos em casas de famílias locais. Dona Mirta e Senhor Blanco nos recebeu (eu, minha colega de quarto australiana e mais duas pessoas do grupo) muito bem, com hospedagem confortável e refeições maravilhosas! Aliás, haja lagosta com preço camarada em Cuba!



Em Maria La Gorda pude mergulhar num dos melhores pontos para a prática da atividade em Cuba. A água era tão, mas tão clara, que eu conseguia ver o barco mesmo a 20 metros de profundidade. E ainda tiveram coragem de me dizer que a visibilidade estava “mais ou menos”! Imagina então com a visibilidade “ótima”?!



Mas o ponto alto da viagem foi mesmo um dia chuvoso em Viñales. Tivemos que adiar para o dia seguinte o churrasco numa fazenda local que o guia tinha preparado e resolvemos ficar à toa. Foi o “à toa” mais proveitoso de toda a minha vida! Um grupo de cubanos (inclusive o guia e o motorista) jogando futebol na chuva e nós na varanda rindo, contando casos, tirando fotos e compartilhando culturas!

Se você também é um viajante aventureiro, que tem interesse em descobrir e vivenciar um pouco mais sobre a cultura do local visitado, sugiro entrar em contato com o pessoal do STB para que eles possam te indicar os melhores tours!