terça-feira, 17 de setembro de 2013

Orlando - Walt Disney World & Universal Studios

Em Julho deste ano, estive na Disney acompanhando o grupo Young STB English Days. Foram 2 semanas acompanhando um grupo de estudantes de 11 a 16 anos que estavam ali para praticar o inglês e se divertir!

A experiência foi tão bacana que resolvi fazer um post com dicas sobre os Parques para os viajantes com destino à Orlando!

Antes de tudo, vou explicar o significado de uma palavra que vocês verão muito ao longo do post: FastPass. Este é o nome do passe que pode ser adquirido sem custo adicional nos Parques Disney (no Universal e Island of Adventures tem que pagar a mais por ele) que dá direito a entrada em certas atrações por uma fila destinada exclusivamente aos portadores deste tipo de passe. O bom e velho "fura-fila".

Vamos agora entrar no Mundo Fantástico de Orlando!


DOWNTOWN DISNEY

Este é o famoso shopping center a céu aberto do Complexo Disney. A principal atração é a World of Disney, maior loja da empresa no mundo!

Para quem gosta de jogos eletrônicos, a dica é visitar o Disney Quest. São 4 andares de games e o destaque fica para o simulador de montanha-russa, no qual você monta a sua própria "ride" e anda nela! É fantástico, mas cuidado para não colocar muitos "loops"!

No quesito compras, vocês não podem perder a Once Upon a Toy e a Lego Imagination (paraíso Lego). Há como fugir da temática Disney também em lojas de roupas e acessórios localizadas próximas ao Cirque du Soleil.

Aliás, o Cirque tem um espetáculo residente em Orlando: o La Nouba. Os shows acontecem de Terça a Sábado em dois horários: 18h e 21h. Adquiram os ingressos antes de sairem do Brasil para não correrem o risco de não conseguirem assistir!

O Downtown Disney é uma ótima opção também para curtir um bom jantar! Um dos melhores restaurantes é o Fulton's Crab House, especializado em frutos do mar. Tem também o Planet Hollywood, o T-Rex e o Rainforest Café que são super tradicionais. Se preferirem comer um fast-food, a boa é o Earl of Sandwich ou o Pollo Campero.



MAGIC KINGDOM

A primeira parada para experienciar a "Magia Disney" é, sem dúvida alguma, o Magic Kingdom. É ali que todo o encantamento está, entre suas ruas, o Castelo da Cinderela e suas atrações.

Não precisa nem dizer que a primeira parada será a Main Street e o Castelo... É claro que todos irão passar por ali primeiro para se sentirem dentro da Disney de verdade! Para os mais interessados em aventuras, fiquem atentos, pois este Parque é mais focado na magia.

Que tal começarem o passeio pela Frontierland? O ideal é pegar um Fastpass para a Splash Mountain, a montanha-russa que cai na água. Enquanto esperam a hora do passe, aproveitem para andar na big Thunder Mountain Railroad, uma montanha-russa também, mas mais leve.

Sigam para a Haunted Mansion, que fica na área de Liberty Square. Nela, vocês andam por uma mansão abandonada... Dá medo e é uma atração que vale pelos efeitos visuais! 

A recém-inaugurada Fantasyland é uma área do Parque extremamente charmosa e fantasiosa! Voem com o Peter Pan no Peter Pan's Flight, rodem se parar nas xícaras gigantes do Mad Tea Party, encontrem a Pequena Sereia e seus amigos no Under The Sea - Journey of The Little Mermaid, façam um tour pelo mundo no It's A Small World e se divirtam com Mickey e seus amigos no 3D Mickey's PhilharMagic (imperdível!!!!). Enquanto vão de uma atração a outra, aproveitem para fazer uma parada para o almoço no Pinnochio Village Haus (de preferência após as três primeiras atrações citadas).

A hora agora é de se dedicarem ao "futuro" na Tomorrowland. Providenciem o Fastpass da Space Mountain e, enquanto esperam, interajam com o Stitch no Stitch's Great Escape. Aproveitem que o Monsters, Inc. Laugh Floor está logo à frente e se divirtam com as piadas desta turma de monstrinhos! Ao entrarem na sala de espera, aproveitem para mandar uma piada por mensagem para o número indicado na TV... quem sabe ela não vai parar no show?

Para o jantar, o The Cyrstal Palace, próximo a Main Street é uma ótima idéia para quem quer ver os personagens. Um sorvete na Plaza Ice Cream Parlor é a pedida para a sobremesa!

Por volta de 20:30h, posicionem-se para o espetáculo Wishes, o famoso show de fogos de artifício no Castelo da Cinderela. O melhor lugar para assistir é de frente ao Castelo, mas também é onde fica mais cheio. Então preparem-se para lutar por uma boa vista!



EPCOT CENTER

Logo na chegada, corram para a área do The Land e peguem um Fastpass para um dos melhores brinquedos do Epcot, o Soarin', um simulador de vôo de asa-delta imperdível. Enquanto não chega a hora do FastPass, entrem no vizinho Living With the Land, no qual um barco leva vocês para três ecossistemas enquanto aprende-se sobre plantações. 

Depois, peguem um FastPass para o Test Track e, enquanto aguardam, aproveitem para conhecer o Journey Into Imagination.


A dica de almoço é aproveitar os restaurantes de diversas nacionalidades presentes no World Showcase ou, se não quiserem ir muito longe, um lanche no Electric Umbrella. Logo em frente está o Club Cool, apresentado pela Coca-cola e parada obrigatória para os fãs deste refrigerante. Ali é possível experimentar sabores especiais da Coca-Cola criados para públicos específicos de diversos países!

Logo após o almoço, sigam para o The Seas With Nemo And Friends, uma atração que vale pelos efeitos. Logo ao lado, está a Turtle Talk With Crush, um show onde a tartaruga do filme Procurando Nemo interage com a platéia... Engraçadíssimo!

Providenciem um novo Fastpass, desta vez para o Mission Space: um simulador de vôo espacial, feito em parceria com a Nasa, que é recomendado somente para quem não sofre muito com náuseas. Mas dá para escolher entre o vôo mais radical e o mais light (indico fazer os dois!). Enquanto aguardam a hora do passe, aproveitem para conhecer o interior da "bola" em uma atração light: Spaceship Earth. 

Aproveitem o restante da tarde no World Showcase, onde réplicas de 11 países estão espalhadas em volta do lago. Divirtam-se em seus países prediletos até chegar a hora do Illuminations, um show noturno sensacional que mistura fogos de artifícios, luzes, imagens e música. Procurem um bom lugar perto da lagoa pelo menos meia hora antes!



HOLLYWOOD STUDIOS

Este é o parque das atrações ligadas à Animação, Cinema e Música!

Que tal começarem o dia na atração mais tradicional do Parque? Corram para a Tower of Terror, o famoso elevador que cai! Em seguida, providenciem um Fastpass para a Rock'n Roller Coaster e aproveitem esta montanha-russa ao som de Aerosmith. 

Na seqüência, peguem um Fastpass para o Star Tours, um simulador de vôo inspirado em Star Wars. Enquanto aguardam a hora do passe, aproveitem para ir no Indiana Jones Epic Stunt Spectacular!, um show ao vivo no qual os atores utilizam um set do filme Indiana Jones para demonstrarem como é feito todo o trabalho dos dublês nas cenas perigosas de filmes de ação. 

A sugestão para o almoço é o Pizza Planet Arcade, que serve saladas, pizzas e sanduíches e fica próximo ao Star Tours. 

Em seguida, corram para o Lights, Motors, Action! Extreme Stunt Show, um show ao ar livre de dublês com cenas de ação em carros e jet-skis. Fantástico para quem gosta de adrenalina! 

Se vocês estão acompanhados de crianças, não deixem de incluir as atrações abaixo no roteiro (vale para os adultos também, claro):
- Muppet Vision 3D: um cinema 3D super light.
- Honey I Shrunk the Kids: um playground onde você se sente como uma pessoa realmente encolhida em meio a um jardim.
- Voyage of the Little Mermaid: um teatro interativo onde você encontra os personagens da Pequena Sereia.
- Toy Story Midway Mania: um game 4D onde você coleciona pontos atirando em prêmios no caminho.

Ao cair da noite, aproveitem para fazer compras pela Sunset Boulevard e assistam ao espetáculo Beauty and The Beast.

A dica para o jantar é o 50's Prime Time Cafe, um restaurante charmoso que recria um ambiente familiar dos anos 50. Mas não enrolem muito, pois o musical Fantasmic! que ocorre à noite é um "must-see" e costuma ficar lotado! Confira o horário no dia e chegue pelo menos 1 hora antes no anfiteatro.  



ANIMAL KINGDOM

Este é o parque destinado à natureza!

A principal atração do Animal Kingdom é a Expedition Everest, uma montanha-russa inaugurada em 2012 na qual você percorre as montanhas do Himalaya fugindo do Yeti (o abominável homem das neves!). Portanto, que tal ir lá logo que chegar ao parque para evitar as filas?

Como vocês já estarão na "Ásia", aproveitem para fazer o Maharajah Jungle Trek e admirar animais do Sudeste Asiático, como morcegos, trigres e o dragão de komodo. De lá, preparem-se para ficarem molhados no Kali River Rapids, um rafting pelas águas asiáticas.

Dirijam-se em seguida pra a África e providenciem o Fastpass para o Kilimanjaro Safaris, a principal atração desta área do Parque.

Se já ficaram cansados, aproveitem para almoçar no Tusker House, restaurante com sabores africanos. Caso contrário, sigam em frente até a Discovery Island!

É ali que fica o cartão-postal do Parque: a Tree of Life. Admirem-na e preparem para entrar na fila do It's Tough To Be a Bug!, o famosa cinema 3D com alguns personagens do filme Vida de Inseto. Se ainda não almoçaram, passem pelo Flame Tree Barbecue e esbaldem-se com as costelas servidas!

Atravessem, então, para a Dinoland USA, a área destinada a estes bichinhos que já estão extintos. Se vocês estão com crianças, elas irão amar! Providenciem o Fastpass para a Dinosaur, atração na qual os visitantes ficam cara-a-cara com dinossauros! Enquanto esperam a hora, aproveitem para se divertir nos jogos eletrônicos distribuídos pela área central da Dinoland. 

É ali também que vocês verão mais uma novidade da Disney: o Finding Nemo - The Musical. É um show que encanta pelos efeitos e trilha sonora! Antes de irem embora, corram também para o Festival Of The Lion King, um espetáculo com música, danças e acrobacias!

Na saída do parque, vocês podem jantar no Rainforest Café, um restaurante com decoração de selva, ou podem procurar por mais opções em Downtown Disney.


DISNEY'S WATER PARKS
Typhoon Lagoon e Blizzard Beach

Os dois parques fazem parte do complexo de parques aquáticos da Disney. Vale a pena incluir no roteiro somente se vocês estiverem viajando entre Maio e Setembro. Em outras épocas, a temperatura já estará mais baixa e vocês poderão "sofrer" um pouco com o frio.

Cada um tem sua história, mas ambos possuem uma disposição parecida: uma piscina principal cercada de atrações e por um rio-lento.

O Blizzard Beach é o maior e também possui a queda mais vertical dentre os dois parques: o Summit Plammet. As filas pra esta atração são gigantescas, mas vale a pena!

O diferencial do Typhoon Lagoon é o Shark Reef, uma atração onde você tem a chance de ver tubarões de pertinho!



UNIVERSAL STUDIOS E ISLAND OF ADVENTURES

Estes parques estão fora do Complexo Disney, mas não deixam de ter grandes e imperdíveis atrações! O ideal é tirar 1 dia para cada parque. Caso contrário, preparem-se para fazer tudo bem rápido!

O primeiro passo é adquirir o Universal Express Pass antes mesmo de entrarem nos Parques. Este é o Fastpass da Universal e será extremamente útil. Cuidado para não perderem!

Vamos começar pelo Island of Adventures?

É ali que fica o tão aclamado The Wizard World of Harry Potter. E é por ali que vocês podem começar o dia! Aos fãs, preparem-se para entrar no Mundo de Harry Potter: experimentem o Pumpkin Juice, a Butterbeer, os chocolate frogs, comprem uma varinha e sintam-se em Hogwarts! A atração principal, Harry Potter And The Forbidden Journey, não aceita o Fastpass, então preparem-se para ficar na fila por pelo menos 1 hora.

Saindo de Hogwarts, entrem para o Período Jurássico na área de Jurassic Park. Lá vocês não podem perder o Jurassic Park River Adventure. É uma ótima parada para o almoço também, pois é lá que vocês encontrarão as famosas "turkey legs", coxas de peru que são vendidas em quiosques e podem ser comidas sem talher. Para quem não quer arriscar, a dica é experimentar os sanduíches do The Burger Diggs.

Se vocês não se importam de molhar, sigam para o Popeye & Bluto's Bilge Rats Barges, um rafting por corredeiras que molham bastante! Existe a possibilidade de deixar os pertences em um escaninho, mas paga-se por isto.

Outra atração imperdível é a The Amazing Adventures of Spider-Man: um 3D com simulador e vários efeitos visuais! Logo ao lado está o Doctor Doom's Fear Fall, a versão "elevador que cai" do Universal. Por último, arrisque-se na The Incredible Hulk Coaster, a montanha-russa mais famosa do parque!

No final do dia, a dica é jantar no Hard Rock Café. O tour pelos bastidores do restaurante é uma boa idéia para os fãs de Beatles, pois ali se encontram objetos pessoais de John Lennon e até uma réplica do apartamento que ele dividia com a Yoko no Edifício Dakota.


Vamos agora ao Universal Studios!

Comecem o dia pelo Shrek 4D e depois sigam para o Despicable Me Minion Mayhem! Ambos são cinemas interativos 3D ou 4D e diversões garantidas tanto para as crianças quanto para os adultos.

A próxima parada é o Transformers: The Ride 3D, uma versão parecida com o The Amazing Adventures of Spider-Man, pois também mistura 3D, efeitos e simulador. Em seguida, sintam-se no meio de um furacão no Twister Ride Out! A montanha-russa Revenge of the Mummy é a atração seguinte. Ela tem uma surpresa atrás da outra, já que na maioria do tempo você fica no escuro rodeado de efeitos especiais!

Depois desta longa manhã de atrações, vocês podem parar na área San Francisco para o almoço. Dentre as opções: Richters Burgers Co. (sanduíches) e o Lombard's Seafood Grille (para fugir um pouco do fast-food).

Voltando ao tema "desastres naturais", sigam para o Disaster após o almoço. Para aqueles que não têm problemas com pessoas comendo insetos ou fazendo atividades de risco, sugiro o Fear Factor, um show ao vivo inspirado em um reality show de sucesso nos EUA. 

Em seguida, ajude os Homens de Preto a eliminarem aliens na atração Men In Black - Alien Attack, um enorme videogame.

Após esta aventura, é hora de entrar para o mundo dos Simpsons em Krustyland. Ali é possível experimentar o drink "Flaming Moe" e pedir um "Krusty Burger"! Mas antes disto, corram para o Simpsons Ride, a atração principal desta área recém-inaugurada do parque. Aproveitem uma parte da tarde por ali e depois sigam para a área Woody Woodpecker's Kids Zone. Se vocês estiverem com crianças, gastem um tempo por ali também. Caso contrário, aproveitem para "voarem" de bicicleta na atração ET e, logo em seguida, sigam para Hollywood.

Já em Hollywood, experienciem o Terminator 2: 3D, um show que mistura filme 3D, efeitos especiais e atores de verdade. 

O "gran finale" fica por conta da Hollywood Rip Ride Rockit, uma super montanha-russa onde você começa o passeio com uma subida de 90 graus ao som de muito rock and roll!

À noite, preparem-se para o Universal's Cinematic Spectacular - 100 Years of Movie Memories, um show espetacular que te leva para cenas de grandes clássicos da Universal. Ele acontece diariamente às 20:30h, mas é bom confirmar quando chegarem no parque.

Ao final do show, sigam para o City Walk para um ótimo jantar. Ali vocês encontrarão bares, restaurantes e lanchonetes para todos os gostos! O Bubba Gump Shrimp Co., do filme Forrest Gump, é a melhor pedida. Para os fãs de basquete, se joguem no NBA City!



E aí? Gostaram das dicas? 

LET THE MEMORIES BEGIN!