terça-feira, 17 de março de 2015

Happy Saint Patrick's Day!

É hoje o feriado nacional mais popular da Irlanda!

Mas quem foi este tal de São Patrício?

O padroeiro de Irlanda foi um sacerdote incumbido de levar a cultura cristã para o país. Não há vestígios que determinem assertivamente detalhes sobre sua vida, mas reza a lenda que ele passou por Dublin no século V, onde batizou novos cristãos em um poço nos arredores da atual Catedral de São Patrício.

Acredita-se também que o povo local na época, os druidas, foram doutrinados por São Patrício com a utilização do famoso trevo de pontas (shamrock) para explicar a Santíssima Trindade. Este trevo já era utilizado pelo povo como referência a uma outra trindade: corpo, alma e mente. Esperto ele que ganhou a simpatia dos druidas utilizando um elemento já conhecido por eles!

E como é celebrado o Dia de São Patrício?

O dia de São Patrício é comemorado no dia 17 de março, pois esta é, supostamente, sua data de falecimento. Apesar de ser um feriado religioso, as pessoas comemoram não somente indo às missas nesta data, mas também com festas e celebrações!

Em 1995, o Governo Irlandês estabeleceu o festival e, desde então, o Saint Patrick's Day é uma das comemorações mais populares e famosas do mundo! O festival, que dura normalmente 3 dias, conta com apresentações, desfiles e muita alegria! As pessoas se vestem de verde, pintam a cara, usam perucas laranjas e chapéus com o símbolo do trevo de três pontas, que também simbolizam a Irlanda, e se divertem pelas ruas do país. Hoje esta cultura foi disseminada e encontramos comemoração até no Brasil!





Nenhum comentário:

Postar um comentário