quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Viajando de trem pela Europa

Na Europa, cada país possui sua empresa de transporte sobre trilhos, mas todas juntas formam o Rail Europe. Assim, é possível percorrer os mais de 20 países europeus de trem!

Mas por que escolher esta modalidade?

1) Te dá liberdade para montar seu próprio roteiro.
2) As estações são centrais. Assim, você não perde tempo e nem dinheiro indo de/para aeroportos que geralmente ficam longe do centro.
3) Você pode chegar na estação com 15 minutos de antecedência, o que te dá mais tempo para explorar as cidades.
4) Os trens são confortáveis e, quando os trechos são mais longos, há opções em 1ª ou 2ª classe.
5) Existem diversas modalidades de passes e trechos conforme sua necessidade.
6) Vários trechos possuem a modalidade de impressão do bilhete pela internet.
7) Oferece descontos especiais para bebês (0-3 anos), crianças (4-11 anos), jovens (12-25 anos) e idosos (acima de 60 anos).
8) Oferece descontos especiais para 2 ou mais pessoas viajando juntas.
9) Você pode apreciar as paisagens.
10) Trens são mais amigáveis ao meio-ambiente do que qualquer outro meio de transporte.

Te convenci?

Veja abaixo algumas informações importantes sobre os trens europeus:

PASSES
Esta modalidade de bilhete te dá o direito de fazer viagens entre os países previamente selecionados, podendo variar de viagens em um único país a viagens por até 21 países.
Em alguns trechos, não é necessário marcar o assento e você pode simplesmente entrar no trem e sentar onde quiser. Entretanto, para trechos mais longos, a RESERVA é obrigatória.

RESERVAS
A reserva garante o assento no trem e geralmente custa entre Eur 9,00 e Eur 20,00 para quem tem um passe.

BILHETES PONTO-A-PONTO
Se você já sabe os trechos que irá fazer, pode ser que não compense adquirir um passe. Neste caso, você pode reservar diretamente os assentos para cada rota específica que escolher. Vale também para quem pretende fazer poucas viagens.

VALIDAÇÃO DE PASSES
Se você adquiriu um passe, devera validá-lo diretamente na estação antes de pegar o primeiro trem. Neste caso, chegue com antecedência!
Posteriormente, você mesmo deverá marcar à caneta em seu passe os dias viajados. 
Exemplo: você fará o trecho Florença/Veneza utilizando o passe. Neste caso, você deverá anotar no mesmo a data da viagem antes de entrar no trem. Não tente bancar o espertinho, pois antes de você chegar ao destino final, um fiscal irá passar e te solicitar o passe já marcado.

NÚMERO DE VIAGENS POR DIA
Os passes são contados por dia e não por trechos viajados. Assim, se você adquire um passe por 5 dias, poderá fazer quantas viagens quiser dentro dos 5 dias.
Exemplo: você pode ir e volta de Florença para Veneza no mesmo dia que o passe contabilizará apenas 1 viagem.

TRENS NOTURNOS E A REGRA DAS 19 HORAS
Se um trem noturno direto inicia a viagem pós às 19 horas e termina a viagem na manhã sguinte, o portador do passe deve marcar a data do dia da chegada. Mas atenção: isto somente se nenhum outro trrajeto for realizado naquele dia ou se o trem noturno não possuir conexões antes da meia-noite!

Para garantir uma viagem mais tranquila e segura, sugiro que você procure uma loja do STB para emitir os bilhetes e/ou passes!



Nenhum comentário:

Postar um comentário